Existem no mercado, diversos modelos de ar condicionado, para que possam melhor atender as necessidades dos ambientes e clientes, sendo:

  • SPLIT HI WALL

O ar-condicionado do tipo Hi-Wall, permite a instalação na parede, por isso ele também é chamado de “parede”. É o tipo mais comum de split, podendo ser encontrado, principalmente, em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte.

Os splits Hi-Wall estão cada vez mais bonitos, com design elegante, painel espelhado, coloridos, com adesivos decorativos e evaporadoras menores.

Este modelo de ar condicionado, pode ser instalado próximo ao teto, a uma distância entre 15 e 30 cm, o que não é uma regra. A distância da tubulação entre as unidades interna e externa vai depender de cada fabricante, assim como o desnível máximo entre essas duas unidades.

  

  • MULTI-SPLIT

 

Os aparelhos de ar condicionado multi-split possuem um sistema moderno, com funções e filtros semelhantes aos tradicionais modelos split Hi-Wall, porém você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. A quantidade de evaporadora vai depender da capacidade da condensadora e de cada fabricante. 

O multi-split é ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente ao mesmo tempo e dispõe de pouco espaço externo para a instalação da unidade condensadora. Pode ser instalado em residências, pequenos escritórios ou ambientes de médio porte.

A maior vantagem deste modelo é que todas as partes são independentes, ou seja, você escolhe quantas e quais evaporadoras deseja ligar. As unidades internas podem ser do tipo Hi-Wall, piso-teto, cassete e duto (dependendo do fabricante).

 

 

Ilustração de instalação de um equipamento multi-split: 

  • SPLIT CASSETE

O cassete é indicado para ambientes de médio porte, residenciais ou comerciais. Pode ser encontrado, principalmente, em salas de aula em universidades, bancos, escritórios, salões de festas, etc.

Uma das principais vantagens desse tipo de split é que ele fica embutido no teto, sem contar que é possível controlar o fluxo de ar em cada aleta, individualmente (dependendo do fabricante). É possível encontrar, no mercado brasileiro, cassetes com capacidade de 12.000Btus, 18.000Btus, 24.000Btus, 27.000Btus, 30.000Btus, 36.000Btus, 48.000Btus e 60.000Btus. 

 

  • SPLIT PISO TETO

Sua principal característica é o bom aproveitamento de espaço, que permite que a instalação seja versátil, ou seja, instalado nas posições: Sobre o piso (também chamado de console), na parede e no teto. Liberando um espaço maior para o trafego de pessoas ou objetos e, conta com um forte desempenho para refrigeração.

A capacidade de refrigeração do ar condicionado piso teto pode variar de 18.000 BTU à 80.000 BTU. Porém, os modelos mais procurados  são os de capacidade de 30.000 à 60.000 btus.

A instalação do piso teto é indicada para médios e grandes ambientes, residencial ou comercial; ambientes que tenham muita circulação, aglomeração de pessoas e ambientes com o pé direito muito alto, pois sua vazão de ar é maior que os tradicionais Split Hi-Wall.

 

  • DUTO

O ar condicionado do tipo dutado é um sistema normalmente indicado para ambientes de carga térmica elevada, climatizar vários ambientes simultaneamente, ambientes que necessitem de uma melhor distribuição do ar e ambientes considerados grandes: escritórios, consultórios, salas comerciais em geral, shoppings, casas de shows, entre outros.

Vantagens:
– Atende vários ambientes ao mesmo tempo
– Não comprometem a estética das fachadas pois não ficam visíveis.
– Possui uma melhor distribuição do ar

Desvantagens:
– Maior custo de aquisição, operação e manutenção;
– É necessário um bom espaço entre o teto e forro;
– O nível de ruído é superior ao sistema convencional;
– A limpeza dos dutos é muito limitada;
– O controle de temperatura fica restrito em apenas um ponto;

Funcionamento:
O aparelho capta, filtra e joga o ar novamente no ambiente. O resfriamento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante. Nesse processo o ar é desumidificado.

O ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador centrifugo de alta pressão.